9 dicas para sua casa própria

Casa própria: 9 dicas para não errar na escolha!

O sonho da casa própria é um assunto que felizmente participamos bastante. É uma delícia participar ativamente de um sonho como esse e ainda poder ajudar na idealização dele durante o planejamento de um projeto residencial.

A escolha de um lar para chamar de seu é algo grandioso, mas que mexe no financeiro, no emocional e no bem-estar físico.

Uma escolha errada pode trazer consequências desagradáveis como por exemplo, custo com reformas que não seriam necessárias tão cedo.

E se vai ter reforma, construção ou alteração estrutural no imóvel ou na arquitetura, vai ter regularizações e antes de tudo, um novo planejamento.

Ou seja, pode ser preciso consertar o que não foi bem planejado. Felizmente, isso é possível. Porém, o melhor mesmo é analisar bem e ter a ajuda de profissionais para que o sonho não vire um pesadelo. Por isso, tenha bem definido o que você quer e o que você realmente precisa.

9 dicas para não errar na escolha da casa própria:

1. Saiba exatamente o quanto você pode investir

2. Localização: Morar em determinado bairro é realmente muito importante para você? Analise o que tem ao redor (no bairro ou no condomínio). Uma academia é essencial? Tem alguma próxima? Padaria e farmácia fazem parte do combo “tem que ter perto”?

3. Quem mora com você? E quem pode vir a morar no futuro? Não tem filhos, mas pretende ter? É solteiro (a) e pretende casar-se e morar no mesmo lugar?

4. Reforma: se precisar de uma, quanto está disponível desembolsar?

5. Móveis planejados são prioridade?

6. Acessibilidade: precisa de uma residência para PCD (pessoas com deficiência)?

7. Animal de estimação: tem ou deseja ter?

8. IPTU e condomínio: quanto aproximadamente pode desembolsar com isso?

9. Garagem: quantas vagas precisa?

Coloque essas e outras questões pertinentes a você na ponta do lápis. Vale cada item e se tiver a ajuda de profissionais, mostre suas maiores dúvidas.

O auxílio de engenheiros e arquitetos pode ser decisivo, já que a visão é realista e eles ainda podem te apresentar soluções que você não conhece!