Engenharia diagnóstica

Patologia das construções vai na raiz do problema
 
Gráfico
51% falha na execução
18% falha no projeto
13% mau uso pelos usuários
7% material de baixa qualidade
6% sinistros (incêndio, inundação, acidentes…)
3% falta de manutenção
2% outras causas
Fonte: Adriano Gomes – Engenheiro civil / Unum arquitetura
 
Falhas, defeitos, rachaduras, mofo, aquela porta emperrando, esses são alguns dos sintomas de que um imóvel está sofrendo de uma patologia ou um conjunto de.
 
Basicamente, assim como na medicina, patologia significa sintoma, causa, origem de um problema de saúde, mas na engenharia, de funcionalidade, de desempenho. Uma janela com problema para abrir ou fechar está com o seu desempenho problematizado, portanto, com uma patologia.
 
Repare no gráfico as maiores causas de patologias em construções no Brasil.
Falhas de projetos, execução, material de baixa qualidade e mau uso dos usuários estão na frente de sinistros como incêndio, acidentes e causas naturais, como enchentes, por exemplo e até da falta de manutenção. Até porque solicitar uma manutenção depois de muito tempo de mau uso, já não adianta muito.
 
Mas o que mais chama a atenção no gráfico é o fato de que mais da metade das patologias (51%) vem da má execução do trabalho. O que significa mão de obra desqualificada, muito provavelmente por falta de supervisão de engenharia civil e gerente de obra. ;(
 
Embora triste, essa é uma realidade que só aponta a necessidade da contratação de profissionais habilitados.
 
Evitar uma patologia não é difícil. Antes de começar a reformar ou construir, busque por uma empresa séria e responsável.
 
A Lugatti Engenharia tem todos os serviços que um empreendimento precisa para sair do papel.