Projeto sustentável e econômico: ¹Sistema de captação de água da chuva economiza até 55% na conta de água.

Diante o contexto de escassez que vivemos em meados de 2015 e 2016 e pensando em modos de economizar, cisternas ou sistemas de captação de água da chuva são uma forma de reaproveitamento da água pluvial.
 
O projeto consiste na construção de um reservatório utilizado para captar, armazenar e conservar a água da chuva que escoa pelos telhados e calhas e permitindo que ela seja reutilizada de forma muito mais econômica que a água das torneiras.
 
COMO FUNCIONA UMA CISTERNA?
Um projeto como esse consiste basicamente na instalação de tubos de PVC nas saídas das calhas, direcionando a água escoada pelo telhado da edificação para um filtro, que por sua vez vai remover materiais como folhas, galhos e resíduos sólidos presentes nos telhados.
 
A primeira água da chuva é descartada porque contém poeira e sedimentos. O compartimento de água a ser descartada vai encher, e a partir daí a água será coletada para o compartimento de armazenamento.
 
É SEGURO USAR ÁGUA DA CHUVA?
Depende da finalidade. A água da chuva não é potável, ou seja, não deve ser ingerida, pois não passou por tratamento de desinfecção, apenas por filtragem.
 
A água coletada pela cisterna é para ser utilizada para limpeza, jardinagem, irrigação e para uso como descarga de vaso sanitário.
 
Sendo assim, residências, escolas e edificações de uso coletivo economizam a água potável vinda do sistema de saneamento da cidade com uma solução acessível e economicamente viável.
 
Tem um projeto sustentável e quer colocar em prática?
A Lugatti Engenharia quer fazer parte com você!

¹Fonte: Portal Tratamento de Água